Como o Projeto Pataxó Raízes Do Futuro nasceu?
O "Projeto Pataxó Raizes do Futuro" nasceu de um desejo genuíno de ajudar as pessoas ao meu redor. Alguns anos atrás, comecei a refletir sobre como eu poderia fazer a diferença na vida das pessoas. Durante esse período, minha professora de português me apresentou à cultura Pataxó, um grupo indígena com uma rica tradição e história. Fiquei profundamente fascinada com o modo de vida deles, suas tradições e o cotidiano que molda sua existência. Isso despertou em mim uma vontade ainda maior de conhecer mais sobre essa cultura e, mais importante, de contribuir para a preservação e valorização dela.
Compartilhei essa minha vontade com minha professora, que, para minha surpresa e felicidade, não só apoiou a ideia, como também me deu uma oportunidade incrível: conhecer Sairema, a vice-diretora da Escola Indígena Pataxó Coroa Vermelha. Através dessa conexão, fui introduzida a uma nova perspectiva sobre a vida dos Pataxó. Sairema me ensinou muito sobre as verdadeiras necessidades dessa comunidade e sobre como eu poderia realmente contribuir para o bem-estar deles.
Quando finalmente tive a chance de conhecê-los pessoalmente, tudo fez sentido. Entendi que o meu propósito era ajudar o máximo de pessoas possível, começando pela escola. Foi assim que o "Projeto Pataxó Raizes do Futuro" tomou forma, com três pilares fundamentais: preservar a cultura e as tradições Pataxó, angariar fundos para a escola e promover conhecimentos sobre os Pataxó para o mundo.
Esse projeto é mais do que uma iniciativa, é uma missão que carrego com muito orgulho e dedicação, e que nasceu do encontro entre a vontade de ajudar e a realidade de uma cultura que precisa ser preservada e valorizada.
Isabella Matos Macedo,
Fundadora do "Pataxó Raízes do Futuro"
Nosso propósito
Preservar a cultura e tradição Pataxó.
Angariar fundos para a Escola Pataxó Coroa Vermelha.
Promover o conhecimento sobre os Pataxó para o mundo.